Implante Dental: durabilidade e segurança do sorriso

dezembro 08, 2017/por Odonto Life
Implante Dental: durabilidade e segurança do sorriso

Doutora Marcia Viscardi explica sobre Implante Dental, os benefícios e tira dúvidas sobre o procedimento

Implante dental é um parafuso, geralmente de titânio, usado para repor a raiz do dente perdido. Este implante é parafusado no osso mandibular ou maxilar ou mesmo no osso zigomático e serve de base para que substitua um ou mais dentes.

Após a instalação de um implante dental, haverá um fenômeno biológico de organização óssea ao seu redor. Este processo é chamado osseointegração. Existem inúmeros fatores que participam deste fenômeno e que podem interferir positivamente ou negativamente: superfície do implante, qualidade e quantidade óssea disponível, localização do procedimento na boca, tamanho e forma do implante, número de implante entre outros.

 

QUANTO TEMPO DURA UM IMPLANTE?

Implante Dental Odonto Life

Implante Dental Odonto Life

Os implantes têm taxas altas de sucesso e há relatos que avaliam o seu desempenho ao longo de um período de mais de 35 anos. Os estudos mais recentes indicam que 90% dos implantes colocados há dez anos ainda são funcionais hoje.

O sucesso em longo prazo de implantes também depende muito da forma como eles são limpos e mantidos. Na maioria dos casos uma verificação anual (clínica e radiográfica) é recomendada, além disso, a escovação e o uso do fio dental de acordo com a recomendação do profissional são essenciais para a sua sobrevivência em longo prazo.

 

QUAL O CUSTO DO IMPLANTE?

A boa notícia para quem precisa fazer um implante dentário é que os custos desse tipo de tratamento estão cada vez mais acessíveis. Com o aumento da qualidade dos materiais nacionais utilizados nos implantes, a concorrência pelo uso de materiais importados ficou maior, promovendo uma queda nos preços do tratamento como um todo. Por isso, hoje, implantar um dente ficou muito mais fácil, mesmo para orçamentos mais enxutos.

A perda dentária é uma situação delicada, que afeta a autoestima de muitos pacientes. Além de ser uma questão estética, a falta dos dentes compromete a mastigação, a fala e até os movimentos de abertura e fechamento da boca. Por isso, a recolocação dos dentes é necessária e vai muito além de um belo sorriso.

Em casos de carga imediata dos implantes, torna-se possível quando o paciente reúne algumas condições mínimas em relação à qualidade, altura e largura de osso.

 

IMPLANTE DENTÁRIO DÓI?

Implante Dentário - Odonto Life Toledo

Implante Dentário – Odonto Life Toledo

O procedimento de implante dentário é bem simples e não dói, já que é feito com anestesia local, a mesma que se usa para qualquer procedimento dentário.

Assim como o procedimento, o pós-operatório também é simples e tranquilo. Recomenda-se o uso de analgésico, antibiótico e anti-inflamatório, desse modo, o paciente terá uma recuperação rápida e sem desconforto.

No dia seguinte, o paciente está liberado para voltar para sua rotina normalmente. Por isso, se você ainda tiver medo de fazer um implante, pode ficar tranquilo. Para efeito de comparação, uma restauração de um dente cariado é bem mais demorada e muito mais dolorida, se a cárie for profunda, do que a cirurgia de implantação dentária.

Na verdade hoje, o procedimento é muito tecnológico e a dor inexistente, já que a maior novidade não está no implante em si, mas nos exames realizados antes do procedimento, e na maneira como este será executado.

 

Deseja saber mais sobre este serviço oferecido pela nossa Clínica Odontológica? Entre e contato com a Odonto Life e saiba tudo sobre Implante Dentário.