Apneia e Ronco – Aparelho odontológico é uma ótima para tratamento de distúrbios do sono

outubro 30, 2017/por Odonto Life
Apneia e Ronco – Aparelho odontológico é uma ótima para tratamento de distúrbios do sono

Apneia e Ronco são os distúrbios do sono que também prejudicam a saúde oral. O Dr. Leandro Berdel explica o aparelho intrabucal.

Apneia e Ronco

Todos sabemos que uma boa noite de sono melhora e muito a nossa qualidade de vida. Quando dormimos bem, ficamos com mais disposição durante o dia e sabemos o quanto, nos dias de hoje, é importante a performance no trabalho e na vida. Mas muitas pessoas têm as suas rotinas prejudicadas por desânimo e cansaço e esta deficiência pode ter vários causadores como estresse e ansiedade.

Para quem possui distúrbio do sono, tornar o dia mais produtivo é uma tarefa muito difícil, pois  a noite de sono é muito afetada.

Hoje a Odontologia já pode solucionar estes problemas com o uso de um aparelho intrabucal.

“Eles são desenvolvidos de forma personalizada respeitando as características de cada pessoa, são confeccionados em silicone, aço inoxidável e de super fácil adaptação, uma ótima ferramenta para as complicações da apneia e ronco logo no início da utilização. “,

explica o dentista Leandro Bendel, Especialista da Odonto Life.

 

APARELHO INTRABUCAL – COMO FUNCIONA NA APNEIA E RONCO?

Além do barulho, o ronco é perigoso, pois um outro distúrbio mais sério pode estar associado, a apneia. A apneia é a obstrução da garganta durante o sono. A solução deste problema pode ser um aparelho intrabucal utilizado na hora de dormir. Ele mantém a mandíbula avançada, com isso os tecidos da garganta ficam esticados e assim a entrada de ar é possível.

Sua utilização devolve a oxigenação no corpo causada pela apneia. A boca também fecha, pois, a arcada dentária é segurada pela estrutura e os músculos ficam tensos e firmes, com isso evita-se o ronco. A respiração durante o sono fica adequada, o barulho “que incomoda e muito” acaba e com isso todos os males da respiração bucal se vão.

 

ADAPTAÇÃO AO APARELHO INTRABUCAL DO SONO

O tratamento não é invasivo, sem riscos de mudanças na dicção nem nos demais hábitos. A adaptação é muito tranquila. Antes da confecção, vários estudos são realizados sobre a articulação temporomandibular (ATM) e o paciente não é exposto à dor nem a qualquer mudança na mordida.

As restrições ao tratamento são mínimas e somente um profissional dentista capacitado poderá avaliar o caso.

 

RONCO É APNEIA DO SONO?

É claro que existem outras doenças que podem desencadear o ronco. Um exemplo clássico é quanto se está resfriado, neste caso, é difícil de respirar pelo nariz e a única opção é respirar. Isso pode resultar em ronco.

O mais importante ao identificar algum tipo de distúrbio do sono é entrar em contato com profissionais qualificados para a solução do problema.

 

Agende uma consulta na Odonto Life e tire as suas dúvidas sobre Apneia do sono e Rondo com nosso Especialista Dr. Leandro Berdel.